Características físicas e da vida dos caracóis

Quais são as partes do corpo de um caracol Cepaea?


  • Tentáculos: Dois pares retrácteis, na superfície superior da cabeça do caracol, utilizados para ajudar o animal a sentir as coisas. Os olhos estão localizados nas pontas da parte superior do par de tentáculos maior; o par de tentáculos menor está relacionado com o odor.
  • Poro respiratório: Um pequeno poro na parte lateral do corpo, utilizado para a respiração
  • Boca: Na parte inferior da cabeça, existe a rádula, uma espécie de língua com a qual o caracol corta osalimentos.
  • Lábio da concha: O bordo da concha
  • Pé: A parte do caracol muscular, macia, que permite que o caracol se mova
  • Concha: A espiral dura, cobertura protectora do caracol
  • Ápice da concha: A ponta da concha

Qual é o ciclo de vida de um caracol Cepaea?

As duas espécies de Cepaea têm ciclos de vida muito semelhantes. Geralmente hibernam no inverno, acasalam por volta de Maio e põem os ovos no verão. Demoram cerca de três anos para se tornarem adultos.

Como se reproduzem os caracóis Cepaea?

Os caracóis são hermafroditas, o que significa que cada indivíduo tem os dois sistemas reprodutivos, masculino e feminino, mas ainda têm que acasalar, para serem férteis.

Por quanto tempo vivem os caracóis Cepaea?

Uma vez adultos os caracóis podem viver por vários anos. Os caracóis não são classificados como adultos antes de se ter desenvolvido um lábio no bordo da concha.

O que é que e como comem os caracóis Cepaea?

Os caracóis geralmente comem plantas, também comem algas e matéria em decomposição e formam uma parte importante da cadeia alimentar. Têm milhares de pequenos dentes, que estão localizados numa língua em forma de fita denominada rádula. Funcionam como filas de pequenos dentes curvos e rasgam os alimentos em pedaços. Os caracóis Cepaea comem normalmente vegetação morta e apodrecida.

O que é que comem os caracóis Cepaea?

Os caracóis têm muitos predadores, incluindo os tordos e aves maiores como as pegas. Ratinhos, ratos e ouriços também os comem, bem como insectos, incluindo pirilampos e alguns besouros.
Os predadores mais conhecidos de Cepaea são os tordos. Eles não são capazes de esmagar os caracóis ou engoli-los inteiros com a casca. Para chegar ao interior dos caracóis os tordos têm que esmagar a casca contra uma rocha ou contra uma superfície pedregosa. Essas rochas são conhecidas como bigornas e podem ser facilmente reconhecidas pelos fragmentos de conchas que jazem ao seu redor.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...