A baba de caracol e seus benefícios para a saúde


A baba de caracol é uma das mais inovadoras fontes naturais de regeneração cutânea. Possui substâncias regeneradoras, anti-envelhecimento, nutritivas, exfoliantes, anti-inflamatórias e despigmentantes.

O uso do caracol e do extracto purificado da sua baba tem uma longa tradição na medicina popular, que remonta a tempos remotos.
Hoje em dia, fruto de uma série de investigações efectuadas sobre os seus "princípios activos", está a ser promovida com uma grande aceitação na indústria cosmética.
extracto purificado de baba de caracol para uso cosmético, tem de obedecer a vários requisitos de qualidade que passam pelo método de extracção e purificação, segurança e tolerância.

Os cosméticos à base de baba de caracol devem ser elaborados com a secreção que o caracol expele ao receber estímulos externos - como radiações ou stress mecânico - e é obtido após os caracóis terem sido submetidos a um jejum prolongado. Este muco não é a baba que o caracol desprende para se deslocar, pois esta é desprovida de actividade biológica.
Por esta razão, os especialistas afirmam que nem todos os cremes de baba de caracol são iguais.

Os caracóis são assim estimulados para se obter a baba, e finalmente, esta é submetida a processos para estandardizar os seus conteúdos físico-químicos e microbiológicos.
A secreção purificada do caracol Helix Aspersa assim obtida é extremamente rica em proteínas e polissacarídeos, responsáveis pela sua actividade regeneradora.

A baba de caracol é um produto natural com um potente poder regenerador cutâneo porque contém na sua composição:

- proteínas, com uma estrutura semelhante às da derme humana

- vitaminas (as que estão presentes em maior quantidade são A, C, E e algumas do grupo B)

- alantoína, que actua como um elemento regenerador notável

- alfa-hidroxiácidos (glicólico, cítrico, málico e láctico) que produzem um efeito peeling na pele

- minerais e oligoelementos, especialmente sais de cálcio, que actuam como um factor essencial no endurecimento da concha

- mucopolissacarídeos, com propriedades marcadamente hidratantes, que conferem à baba a sua consistência típica lubrificante e escorregadia

- antiproteases que controlam a acção das proteases cutâneas, enzimas que causam a degradação bioquímica do colagénio e da elastina, limitando a sua actividade à estritamente necessária
Aplicações cosméticas da baba de caracol

As propriedades mais singulares e interessantes do extracto purificado de baba de caracol são:

- regenera a pele após irritações ou feridas ligeiras, como as causadas pela depilação ou pelo barbear

- reduz rugas e ajuda a prevenir os processos de envelhecimento cutâneo, ao proteger a pele da acção oxidante dos radicais livres

- suaviza a epiderme graças ao seu efeito peeling

- esbate imperfeições da pele (como marcas, cicatrizes e manchas)

- factor de crescimento celular e lenitivo

A dosagem recomendada situa-se entre 0,5% e 5%.

Nestas concentrações recomendadas para utilização em produtos cosméticos, não é irritante nem sensibilizante.

Para uma adequada conservação dos produtos à base de baba de caracol, estes devem manter-se no recipiente original, bem fechado, ao abrigo da luz directa.

As propriedades regeneradoras da baba de caracol foram descobertas há vários anos atrás quando se reparou que as mãos dos cultivadores de caracóis eram extremamente suaves e macias, e as suas feridas (lenhos e cortes) cicatrizavam rapidamente, não deixando marcas.
A metodologia de obtenção da baba se aperfeiçoou até chegar à situação actual, com um sistema do qual se obtém uma secreção purificada que permite preservar a vida do caracol e que foi patenteada e comercializada por esta empresa farmacêutica.
Segundo um estudo realizado em 2004 com pessoas tratadas com baba de caracol, a redução progressiva e gradual da percentagem de pacientes com rugas finas é de 26,7% e de 45,5% para as rugas grossas. Também foi identificada uma significativa redução do aspecto envelhecido por causa do sol e da secura e aspereza da pele. Além disso, houve uma melhora nos parâmetros de alisamento, firmeza, flexibilidade e hidratação.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...