Como fazer creme caseiro de baba de caracol

Nunca pensou em fazer creme gel de baba de caracol caseiro? Pois muita gente já pensou nisso, mas como se faz o creme de baba de caracol? Quais os ingredientes para fazer gel de baba de caracol? Aqui neste artigo explicamos passo-a-passo o procedimento. Este creme pode ser usado para tratar e prevenir muitos problemas da pele, pode ser usado para evitar as estrias na gravidez, eliminar a celulite, para o tratamento de cicatrizes e acne, prevenir e combater as rugas, entre outras muitas aplicações.



É possível fazer creme caseiro de baba de caracol.

Como já vimos antes o gel de baba de caracol ou creme de baba de caracol que é comercializado ao preço de ouro, e composto por 95% de Aloe Vera ou Babosa, polpa de abacate e proteínas de soja e de apenas 5% de baba de caracol purificada ( o ranho do caracol ). Para simplificar o processo de fazer o creme de baba de caracol em casa iremos utilizar aloe vera, abacate e baba de caracol.

Como fazer um creme caseiro de baba de caracol ?

A simples vista não parece uma receita muito difícil de fazer e só juntar os ingredientes, polpa de abacate, gel de aloe vera e ranho de caracol, mas depois pensamos, como vou obter a baba do caracol? pois é, esta é parte mais difícil e é aqui que está o segredo. A razão do alto preço da baba de caracol tem a ver com o processo de extracção do ranho do caracol, já que preciso uma quinta de caracóis e depois “ordenhar” as lesmas para se obter umas poucas miligramas de baba de cada caracol. Por tanto o primeiro passo será ir ao mato à procura de caracóis ou então criar um viveiro para caracóis (o mais recomendado).

Fazer um viveiro para caracóis

O ideal é criar dois viveiros, um para reprodução e outro para a extracção da baba do caracol. Para criar um viveiro para caracóis pode utilizar um aquário ou então uma caixa de plástico transparente, pode ser uma caixa de arrumos que se vende nos supermercados.
No viveiro de reprodução de caracóis podemos colocar um pouco de terra no fundo, alguns paus ou troncos e plantas ou folhas verdes. Apanhamos alguns caracóis e os metemos na caixa. A quantidade de caracóis fica a descrição de cada pessoa, tudo depende da quantidade de baba de caracol que queira fazer, até pode só apanhar um caracol para a reprodução, já que eles não precisam de um parceiro para se reproduzir, mas assim demorará muito mais tempo. Se achar que é mais fácil apanhar os caracóis do que os reproduzir, então esqueça o viveiro para os criar. Obviamente quem viver perto do campo vai ter mais facilidade de apanhar caracóis do que uma pessoa que vive numa cidade.
O segundo viveiro é para “ordenhar” os caracóis. Pegamos no aquário ou caixa e colocamos no fundo um pano de cor escura que seja muito absorvente, este pano deverá cobrir a totalidade do fundo da caixa. Os caracóis ao andar em cima do pano absorvente vão deixar lá o seu ranho, convém que o pano seja de cor escura para podermos saber se já tem bastante ranho ou não, já que o ranho deixa umas manchas brancas no pano.
Para alimentar os caracóis vamos colocar um pequeno prato virado ao contraio (para que os caracóis possam subir) com um pouco de água com açúcar, só os vamos alimentar com esta mistura, assim evitamos que produzam muitos excrementos que iria sujar o nosso pano absorvente e ao mesmo tempo aumentamos o líquido dentro do corpo do caracol que assim produzirá mais baba.
Quando o pano já tiver bastante baba de caracol colado, tiramos o pano e o pomos a secar ao sol, e colocamos um novo pano dentro do viveiro. Deixamos o pano encharcado com baba de caracol durante dois dias a secar ao sol ou até o ranho estiver seco e poder ser retirado como flocos. Retiramos com muito cuidado os flocos de baba e os colocamos dentro de prato de sopa ou outro recipiente fundo, depois tentamos esmagar os flocos com uma colher ou outro objeto até os flocos se transformar em pó. É aconselhável primeiro ter uma boa quantidade de flocos de baba para assim ser mais fácil os tornar em pó.
Existe outra maneira de “ordenhar” os caracóis que consiste em extrair a baba diretamente do caracol para um prato. Pessoalmente gosto mais deste método pois é menos trabalhoso. Para fazer isso vamos precisar de uma torneira com água quente, um prato e um coador.
Primeiro lavamos o caracol cuidadosamente em água fria, assim retiramos toda a sujidade que pode estragar a baba do caracol.



                                      Lavamos bem o caracol em água fria

A seguir metemos o caracol dentro do coador e o colocamos debaixo de água quente durante uns segundos, a água deve ter uma temperatura que consigamos aguentar bem na nossa mão, assim o caracol não morrerá. Água quente mas sem estar a escaldar. O caracol ao sentir a água quente se esconderá na sua concha e começará a largar a tão desejada baba de caracol. Quando o caracol começar a largar o ranho tiramos logo da água quente. Mexemos um pouco o coador e o seguramos por cima de um prato para assim escorrer para dentro do prato, se a baba de caracol for muita viscosa, então raspamos a rede do coador com uma colher e deitamos para o prato.


                                     O ranho do fica colada na rede do coador

Depois de extrair a baba desejada deitamos umas gotas de azeite de oliva com a baba de caracol e misturamos muito bem, assim impedimos que a baba comece a secar. Pegamos no caracol e voltamos a colocar no viveiro.


                                      Baba de caracol já com o azeite de oliva misturado

Creme caseiro de baba de caracol

Agora já temos todos os ingredientes para fazer o nosso gel caseiro de baba de caracol, aloe vera, abacate e ranho de caracol. Também pode usar a baba sem misturas, mas assim durará pouco tempo e terá que repetir o processo de extração muitas vezes.
Primeiro deve pesar a quantidade de baba de caracol que conseguiu extrair seja ela em forma de ranho ou em forma de flocos/pó. Este peso será 5% do total do creme, depois adicione 1% de polpa de abacate ralada e 94% de gel de aloe vera, misture tudo muito bem e guarde numa vasilha com tampa. Será mais fácil de calcular da seguinte maneira: por cada 5 gramas de baba adicione 1 grama de abacate e 94 gramas de gel de aloe vera.
Vamos dar um exemplo:
Se conseguiu extrair 15 gramas de baba, vai ter que adicionar 3 gramas de abacate e 282 gramas de gel aloe vera.
Bem fácil, não acha? Poderá aplicar creme de baba de caracol todos os dias é não gastará um monte de dinheiro!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...